Categorias:

Outros posts:

De Cierta Manera [Crítica]

“De Certa Maneira” é o único longa-metragem da diretora cubana Sara Gómez. Este é um filme que faz parte do Novo Cinema Latino-Americano, uma espécie de Cinema Novo da região, que agrega ideias de vários cineastas com influências do Neorrealismo italiano, da Nouvelle Vague francesa e das próprias produções da região latina. Com críticas e uma estética mais crua da realidade, o movimento cinematográfico foi muito importante para retratar essa parte do mundo com os olhos de quem vive e convive com esse cotidiano. É isso que também encontramos nesse filme aqui.

A estrutura do roteiro é bastante peculiar com a mistura de passagens reais e ficcionais. Há personagens fictícios criados exclusivamente para a trama e outros que retratam pessoas da cidade de Havana, onde o filme se passa. Na história acompanhamos um casal, Yolanda e Mario, que estão buscando selar sua relação, mas algumas questões relacionadas a suas vidas e à sociedade entram no seu caminho. Enquanto isso, somos expostos a cenas da realidade dos bairros periféricos de Havana e a vivência de seus moradores e trabalhadores.

A trama introduz os personagens fictícios intercalando passagens da sequência narrativa com passagens narradas no estilo de um documentário clássico. Assim, o tom real que é produzido com a escolha de não atores para os papéis do filme é ainda mais reiterado com as contextualizações históricas e da vida cotidiana de Cuba após a revolução expostas nas vozes dos narradores. Ainda sobre a revolução, o longa é pertinente ao mostrar como algumas ideias conservadores pré-estabelecidas e enraizadas na sociedade cubana de antes da revolução ainda permeiam e resistem as novas ideologias adotadas no país.

O contraste é uma ótima ferramenta utilizada pela diretora para expor críticas sociais interessantes. Através do desenrolar da história do casal protagonista somos apresentados a contextos bastante cotidianos de diversas sociedades da América Latina. Com essa familiaridade podemos identificar questões problemáticas como a pobreza, o trabalho, a moradia e principalmente a educação que ganha enfoque na trama por Yolanda ser professora. Assim o filme é inteligente em quase que documentar certas histórias reais para elucidar que muitos dos problemas não foram instantaneamente curados com a revolução e necessitam de maior olhar do estado para que as feridas da colonização estrangeira sejam curadas. Realidade similar em diversos outros territórios da América Latina, incluindo o Brasil que foi contemplado com o Cinema Novo que trazia críticas semelhantes.

Além da mistura real-documental, gostei também do formato e modelo da estrutura narrativa que achei bem moderna pra época, com uma introdução que se conecta e se explica com o final do longa. Assim, nossa atenção consegue ser presa e passeia pelos olhares dos protagonistas e suas questionamentos sociais. Ademais, existe também uma boa crítica a moral machista daquela sociedade. A história sempre toca nesse ponto e uma cena persiste em se repetir se tornando bem marcante no final da narrativa. A bola de demolição que vemos destruir as bases de um antigo bairro da cidade é uma representação clara da demolição das morais preconceituosas para dar lugar a uma visão mais feminista da vida em sociedade com uma preocupação não só com os meninos, mas também com o futuro das meninas e das mulheres que tem que lutar pelos seus lugares no mundo. Mais uma demonstração da boa condução da diretora Sara Gómez. Ponto extra a se recordar é a trilha sonora do longa, com gêneros bastante característicos da cultura cubana.

Mesmo com uma morte precoce, Sara nos deixa uma obra que retrata muito bem seu tempo e demonstra diversos problemas sociais arraigados à nossa sociedade latina, trazendo bons questionamentos e reflexões com o intuito de formar um pensamento crítico em seus espectadores e criar, através da arte, uma sociedade mais consciente e aberta.

Nota do autor:

Avaliação: 3 de 5.

Gabriel Santana

Título OriginalDe Cierta Manera
Lançamento1977
País de OrigemCuba
DistribuidoraMUBI
Duração1h18m
DireçãoSara Gómez

Onde Assistir?
(não oficial)


Voltar

Obrigado pela opinião! ❤️

Atenção

Navegação:

Posts Recentes:

Anúncios

Deixe um comentário

Anúncios