Categorias:

Outros posts:

Noite Passada em Soho [Crítica]

Esse filme já foi lançado há um tempinho, mas só agora eu resolvi dar uma chance para ele. Se não me engano, coloquei-o na lista porque era um dos possíveis candidatos ao Oscar, mas acabou não se concretizando. De todo jeito, a premissa me agradou o suficiente para eu deixa-lo na minha lista e agora que eu assisti posso dizer que não me arrependo. A história conseguiu me cativar e por mais que algumas coisas sejam caóticas demais, consegui desfrutar muito bem dessa obra.

Como falei, a premissa foi o que me prendeu a esse filme logo de cara. Uma trama misteriosa com, talvez, viagem no tempo ou algo assim. Um pouco de suspense, mistério e até terror. Nenhum desses ficou de fora, mas também nenhum foi muito explorado tão a fundo. O filme conta a história de uma estudante de moda do interior da Inglaterra que se muda para Londres pra estudar. Lá ela precisa se adaptar a essa cidade caótica e também conviver com algumas coisas estranhas. Logo de início eu me identifiquei com a protagonista por estar em um ambiente de mudança e ter uma dificuldade em se socializar. O jeitinho dela era fofo ao mesmo tempo em que ela ia descobrindo que as pessoas nem sempre são boazinhas. A todo tempo ela se sentia deslocada e por isso preferia ficar sempre isolada e concentrada na sua fascinação pelo passado. Esse fato contribui bem para o desenvolver da trama. Todo o ambiente novo da grande cidade grande faz a moça se sentir incomodada e buscar algum refúgio no passado – quase que literalmente. Assim, a partir do momento em que alguns elementos são inseridos na narrativa, eu fiquei um pouco deslocado também. O desconhecimento acerca do que estava acontecendo continuou me engajando, pois a curiosidade aumentou. A todo o momento eu queria entender a relação das duas tramas e o filme contribui para isso alternando e intercalando as narrativas diferentes. A gradação foi bem utilizada aqui no contexto em que a personagem principal ia se envolvendo com o desconhecido, aquilo também ia mexendo com ela. Em certo ponto tudo já estava embaraçado demais para ela entender e a confusão toma conta. Isso me deixou um pouco desconfortável porque parecia que não ia dar em lugar nenhum. Não havia uma lógica ou algo que explicasse aquilo. No meio dessa confusão chegamos a um final que realmente foi surpreendente pra mim, mas que se conectou e deixou até uma forte mensagem. No geral, achei realmente pertinente a discussão que o filme apresenta e a crítica social acerca da nossa visão de passado: nossa memória seletiva enfeita muito os problemas de uma época e deixa-nos apenas a nostalgia e as belezas. No fim, a trama me agradou mais do que o modo como ela foi conduzida, mas em geral eu me senti satisfeito com o desfecho da história.

Entrelaçando uma narrativa de adaptação de uma garota à cidade grande com uma trama alternativa um pouco mais séria, esse longa consegue fazer a mistura desses dois universos numa obra que me cativou e terminou com um gosto mais doce do que amargo. Admito que a trama poderia ter uma abordagem melhor, mas o contexto e as atuações daqui me fizeram achar esse um filme decente e honesto.

Nota do autor:

Avaliação: 3 de 5.

Gabriel Santana

Título OriginalLast Night in Soho
Lançamento2021
País de OrigemReino Unido
DistribuidoraFocus Features
Duração1h56m
DireçãoEdgar Wright

Onde Assistir?
(aluguel)


Voltar

Obrigado pela opinião! ❤️

Atenção

Navegação:

Posts Recentes:

Anúncios

Deixe um comentário

Anúncios